fantasy-island-beach

Diário de Bordo!

sauna caribe 2013

Embarque – 1 de maio de 2013 – Aeroporto de São Paulo. As amizades que começaram pela internet,  se confirmaram, um grupo espetacular, nenhum chatooooooooooooooo! Nenhum rvz (código secreto que só o pessoal que foi ano passado nessa mesma viagem vai intender!)
Lamentamos somente o fato da Elita esposa do Assis ter vindo por motivos de saúde e de ultima hora perdemos a oportunidade da convivência com o Daniel do Rio de janeiro. Jantamos no aeroporto e embarcamos já todos uniformizados!
Primeiro dia – 2 de maio de 2013 – As 5h15, desembarcamos em Bogota, um voo muito tranquilo. O tour que eu contratei, para chegar as 6h20, até as 6h18 não havia chagado! Mas, as 18h19, lá estavam os guias.
Nossa visita foi ótima, os guias muito simpáticos e competentes! Tivemos uma excelente ideia da Colômbia. Provamos doces e salgados, todos gostosos!
O que seria um incomodo passar 5 horas no aeroporto, por opinião unanime, se transfomou em um agradavael passeio! Eu, pude subir minha contagem de países, tenho uma conta de conhecer 1 pais por ano, diminui minha defasagem para 7 países!
IMG_7579 IMG_7612
Embarque para El Salvador, mais um voo tranquilo, do aeroporto fomos direto para Joya de Ceren, um dos mais impressionantes sítios arqueológicos Maia, o único que tem as casas originais mais preservadas. Por sorte nossa o Arquiteto Gustavo Milan, diretor de Cultura de El Salvador, nos deixou entrar apos o horário de fechamento dos Parques!
A novidade em relação ao ano passado é que eles construirão uma replica da sauna e é possível entrar e ter uma ideia de como era a sauna de 1500 anos atras!
Apos Joya de Ceren fomos para San Andrés.

Nosso motorista perguntou se tinha alguem com tatuagem, porque, foi criada uma lei por questões de segurança, para proteção da população contra as gangues urbanas, toda e quarque pessoa que tenha tatuagens expostas, pode ser presa por 24 horas! Prontamente um de nossos viajantes colocou a calça e protegeu sua tatuagem!

Voltamos para nosso hotel de confiança, foi ventilada uma ida ao shopping, mas o cansaço e a falta de coorum foi cancelada!
Comemos muito bem, massa e peixe!
Ano passado o hotel de El Salvador foi eleito como o melhor café da manha de toda a viagem, esse ano foi repetida a qualidade, muito bom, com destaque com banana frita com leite!!!! Não gosto nem de pensar…….
Esse grupo é NO – SHOPPING (pelo menos até aqui!)
Recebemos a grande noticia que o Daniel e a Elisa sua esposa, se juntaram ao grupo na Nicarágua!
Acredita Daniel!!!!
Segundo dia – 3 de maio – Acordamos as 5h45, tomamos um espetacular cafe da manha e seguimos viagem para o aeroporto, a colega Teresa recebeu os 50 dolares que tinha direito por terem rasgado a mala.
Embarcamos no avião ATR 42, para 46 pessoas, com destino a Roatan.
Assim que chegamos, fizemos os 3 km e 1700 metros, todos se encantaram com o sonho de nadar no Caribe!
Resultado
3 – Thais – Tempo 51m00s
1 Valdinei – Tempo 28m52s
2 – Roque – Tempo 46m00s
3 – Assis – Tempo 36m23sEntre a bagagem que eu levei, estava uma caixa de papelão lacrada, todos estavam muito curiosos.
Após a Travessia, abri a caixa com os troféus!
O colega Luke, nadou com GPS e a prova de 3000 são exatos 3000 metros!!!!A Noite, um de nossos colegas de viagem, que, entre seus pertences estava uma tarrafa, não aguentou a tentação de ver peixes gigantes passeando a noite perto do gazebo! Um dos peixes, que seria solto apos a captura, veio até fora dagua, com a força acabou escapando, ficando na memoria, nas fotos e a lenda! A tarrafa se rompeu inteira!!!
O primeiro dia de Travessia, foi comemorado por todos durante o ótimo jantar!
Terceiro dia – 4 de maio de 2013 – Dia sem compromissos, alguns foram fazer um batismo de mergulho, outros já habilitados foram mergulhar, outros correr, outros praticar o “nadismo”.Retiramos nossas bagagens do quarto como combinado, ficamos todos na praia, nadando, conversando, um momento muito agradável!O hotel encheu com um grupo de hondurenhos, como no almoço já tinha fila, nossa estratégia foi sermos os primeiros a jantar! Nosso destino agora seria o Infinity Bay, outro belo resort de Roatan, a mudança foi devido a um problema com a reserva, um mau entendido  pela mudança de gerencia, mas tudo resolvido!Na saída do Fantasy, chegou uma Van e um caminhão para levar nossas bagagens, de um grupo aventureiro poderíamos esperar tudo! A maioria dos colegas preferiu ir na carroceria do caminhão, tudo devidamente registrado nas maquinas fotográficas, a gerente disse que a policia não deixaria e daria uma multa ao hotel! Ficou a foto de um momento que, não aconteceu!A decepção foi grande, mas era por motivo de lei e segurança, fácil entender, porque em Roatan os turistas são bem tratados e bem cuidados!Começou uma confraria entre os viajantes, o grupo se reúne sempre que alguém dá uma bola fora, a pontuação vai de 1 para gafes leves e 3 pontos para grandes micos! Em casos extremos, 4 pontos!

Eu vou preferir não citar nomes, para manter o anonimato, afinal, não posso expor meus queridos viajantes!

Das que eu lembro, começou no voo para São Paulo, alguém, que só vou dizer a primeira letra, L, mora em São Bento do Sul, Santa Catarina, achou ter esquecido a vacina da febre amarela na sua cidade, quase pediu para pararem o avião para ele procurar…

Mandou mensagem para todos os envolvidos, até achar o certificado da vacina, tranquilamente repousando dentro de sua própria carteira!!!

Luke, nosso “arinheiro” (aquele que vai para o ar pela primeira vez), disparou na frente com 3 pontos, juntando outros pontinhos que ele foi adquirindo durante a viagem. Mas, a medida que a viagem se desenrola, vem a bagagem de experiências, sua pontuação estacionou!

Outros viajante, que também é um “arinheiro” de primeira, ficou encarregado de passar umas camisetas (“moamba”, trazida no Brasil para vender, depois eu digo quem trouxe) pela alfândega.
Ao ser perguntado, o que tinha na caixa, ele disse camisetas, perguntado, quantas camisetas, ele foi sincero como não se pode ser, disse 100 camisetas!

Também sem citar nomes, o “home” das 100 camisetas, lidera com 7 pontos, acredita, não é V…..!!!!

Quarto – 5 de maio de 2013 – Acordamos na que é considerada por muitas a praia mais bonita de Roatan, West Bay, um bom café da manha, totalmente voltado para o publico estadounidense!

Conforme prometido, as 10 horas comecei uma aula de natação, com a presença de aplicados alunos, Oscar, Maristela, Assis, Maria, Luciana e Maria Teresa, foi uma das mais espetaculares aulas de natação, que eu deu na vida, pela qualidade dos alunos e pelo local! Primeiro aula na piscina, depois de caminharmos 10 passos nas águas cristalinas do Caribe!

Parte do grupo foi mergulhar com golfinhos, outros ficaram para mergulhar em Westbay, um belo mergulho, com direito a ver,  barracuda, tartaruga, lagosta e budiões de todas as cores!
A noite o grupo se juntou, primeiro para pegar um water taxi em frente ao Infinity para West End, depois para comer os saborosos pratos da culinária caribenha com destaque para lagosta! A noite continuou com o passeio noturno por West End.

Quinto dia – 6 de maio de 2013 – Outra parte do grupo foi mergulhar com golfinhos, porque são permitidos somente 12 pessoas pela manha e 12 a tarde! Os 8 que alugaram uma scuter foram passear pela ilha, Eu e o Roque, tínhamos o objetivo de chegar no Fantasy de ônibus de linha. Tomamos café e fomos para a recepção, a porta da van que nos levaria a comunidade de Coxen Hole, já estava aberta. O motorista disse para que descermos na cidade e nos mostrou uma van que nos levaria para French Harboor, bairro onde esta o Fantasy, como não vimos movimento, decidimos seguir ate o aeroporto com a van do hotel. Fui no aeroporto perguntar por algum lugar para comer, ou, na pior das hipóteses tomar um café na lanchonete do aeroporto. Nem cheguei a pisar dentro do aeroporto, abre a porta automática e sai uma menina, perguntei se ela conhecia algum lugar para comer, ela disse, vem comigo, eu mostro um lugar, nos não, pensamos, sá seguimos a simpática isleña (como são chamado os habitantes da Ilha de Roatan). No meio do caminho ela disse que trabalhava em um “Comedor”. Cruzamos o asfalto em frente ao aeroporto, entramos em uma rua de terra batida, o Comedor Blanco, ficava em uma pequena vila. Era um boteco clássico, pequeno e com uma porta aberta para a sala da casa da “tia”, como nos chamávamos a a dona do boteco! Perguntamos se tinha algo para tomar café, ela logo veio com um lindo prato, pirão de feijão, queijo branco, ovos mexidos, abacate e banana frita! Comemos muito bem, comida saudável e pagamos pouco, o troco de 2 dólares, deixamos pra menina que nos levou até um lugar inesperado!
Como era perto das 10 da manha, pensei que o ônibus do fantasy poderia estar por ali. De longe avistamos o micro ônibus, demos uma corridinha, o motorista tinha acabado de fechar a porta, logo perguntei, vai pro Fantasy, com a confirmação, chegamos a nosso objetivo sem gastar com transporte!
Como tínhamos as refeições incluídas no Fantasy, quando chegamos, o pessoal estava assustado, porque ninguém do grupo tinha tomado café!
Na hora do almoço, chegaram todos os viajantes!
Após o almoço, fizemos as provas de 6 km e o revezamento de 7km, com 2 equipes, as Tortuguitas Brasileñas e a outra, Não Empurra que é Pior! Que, acabou levando a melhor!
Quando chegaram os últimos atletas do revezamento, já era noite nas aguas do Caribe!
Jantamos e fizemos a ultima vez o trajeto para o Infinity!

Resultados:

3 – Roque 1h5810s
4 – Assis 37m16

Resultado 6 km

1- Renato – 1ª volta 23m57 \ – 2ª volta 48m \ – 3ª volta 1h11m59s \– 4ª volta 1h37m17s
2 – Luke – 1ª volta 24m33 \ – 2ª volta 48m20s \ – 3ª volta 1h12m05s \– 4ª volta 1h37m59s
3 – Wilson – 1ª volta 36m32 \ – 2ª volta 1h08m17s \ – 3ª volta 1h40m42s \– 4ª volta 2h15m

Sexto dia – 7 de maio de 2013 – Acordamos cedo, o café da manha dessa vez foi nos papagaios, um lugar simples e aconchegante, com uns papagaios passeando pelas cabeças dos clientes, valeu Thaise! Ela descobriu o café! Chegou um rapaz oferecendo tamales, um bolinho de aipim, enrolado na folha de bananeira, um amigo nosso, ao ser questionado,
– tamales? Ele disse, – To bem! Depois ele disse que eram tâmaras!
Por essa sequencia ele ganhou 4 pontos! Vou manter o anonimato do meu companheiro de boteco!!!!

O micro ônibus que nos levaria do Infinity até o aeroporto já nos esperava, entramos todos, relembrando os espetaculares momentos passados nessa magica ilha do norte caribenho!
Uma ilha muito interessante, alternando grandes resorts com população nativa. Uma ilha onde os negros levam vantagem, porque aprendem primeiro inglês em casa e espanhol na escola, no turismo eles são maioria, por serem bilíngues.

Eu e o Roque comentamos sobre nossas aventuras no boteco da tia, “El Comedor Blanco”, que ficava em frente ao aeroporto!

Assim que chegamos ao aeroporto, fomos informado que nosso avião que estava chegando de Tegucigalpa, capital de Honduras, não tinha conseguido decolar por mau tempo! A informação mais preocupante é que perderíamos a conexão para Managua, no melhor dos cenários, pegaríamos o voo das 19h de San Salvador para Managua.

O mais certo é que dormiríamos uma noite em El Salvador, local da escala!

Que decisão a tomar, 1, 2, 3 boteco da tia outra vez!
Invadimos o boteco, mais uma vez um caprichado almoço, com direito a feijão e abacate!

Antes mesmo de sair o almoço, nossos colegas já informavam que o embarque estava próximo!

Depois de ficarmos em dois excelentes hotéis, comermos lagosta e muitas outras comidas especiais, nossa despedida gastronômica de Roatan foi no simpático “Comedor Blanco”, apelidado carinhosamente de Boteco da Tia!!!

Voltamos para o aeroporto, nos chamaram para entra na sala de embarque. Um de nosso viajantes, foi chamado em uma salinha a parte, para explicar estranho objeto em sua mochila, prefiro manter em anonimato o viajante, porque questões éticas, somente escreverei a primeira letra, VALDINEI DE MELO!!!!!

O estranho objeto que aparecia no raio x como uma mancha amarela e vários riscos pretos, era uma….

Tarrafa! Trazida na esperança de salvar alguma de nossas refeições durante a viagem, também para entrar no currículo, uma pescaria no Caribe e no Pacifico!

Outro viajante que também tem a tarrafa como “vicio”, tinha uma tarrafa na mochila, mas não foi detectado…

Eu fiz um comentário sobre uma camiseta, que perguntava: ” Onde diabos fica Roatan, resposta, fica entre Utila e Guanaja, outras duas ilhas do Arquipélago “Islas de La Bahia”, um estado de Honduras!
Ninguém conhece Roatan!!!!

Uma pequena loja dentro do aeroporto foi invadida pelos brasileiros, para adquirir um exemplar da camiseta!

O avião pousa as 12h40, nos deu esperança de dar tempo para pegarmos o voo de conexão.

Durante o voo montamos a estratégia, o Valdinei, que foi eleito por unanimidade para o cargo de presidente da Empresas de Serviços Ogros!

A tarefa dessa vez era para o avião que nos levaria para Managua!

Assim que chegamos no aeroporto, o Valdinei já se preparando para sair correndo e parar o avião, quando vimos que o avião estava ao lado ao lado do nosso, reavaliamos a missão do Valdinei, porque caso eles decidissem por nos mandarem direto, sem passar pelo saguão, corria o risco do Valdinei ficar sozinho, preso dentro do aeroporto!

Eles tomaram uma decisão inteligente, pela primeira vez, eu e a grande maioria do grupo, passou direto, de um avião para o outro pela área de estacionamento das aeronaves! UHUUUUUUUUUUUU

Em poucos minutos estávamos a caminho da capital Nicaraguense!

Um suave voo a bordo do excelente avião ATR 42, com capacidade  para 46 passageiros!

Em Managua, nos esperavam, Yamal, nosso motorista e o Edgard, nosso guia, que nos apresentaria Managua e Granada!

Apos um breve city tour em Managua, com direito a policia secreta nos pedir para sair da frente do palácio presidencial, porque provavelmente o presidente estava por chegar!

Prefiro não comentar….

Foi possível perceber uma cidade mais limpa, as estradas novas, em um ano, vi uma Nicarágua melhor!

Edgard nos deixou e seguimos viagem, que para os nicaraguenses é uma longa viagem de 1h, para nos no brasil, é uma ida do bairro para o centro!

Chegamos, no que eu considero o melhor hotel de toda a viagem, um antigo mercado, que foi reformado e se transformou em um belo hotel colonial com uma bela piscina.

A alegria foi ver o Daniel e a Elisa em Granada, agora sim o grupo estava completo!

A Katia me informou que o Sven estava de aniversario, ela enrolou ele até a noite! Conversei com nosso motorista, ele disse que conseguiria um bolo.

Deixamos a todos no hotel e fomos pegar o bolo, só teve um “pobrema”, o Yamal esqueceu de avisar se o aniversariante era menino ou menina, a moça fez um bolo rosa…….

Certamente um aniversario especial para o Sven e para todos nos!

A comida do hotel é muito boa, acabamos jantando no próprio hotel, prato preferido de todos, tallarini a la mare!

Sétimo dia – 8 de maio de 2013  – A proposta era, ir de “busão” de linha, para Masaya, todos adoram a experiência, fizemos uma festa no busão!!!
Na chegada a Masaya, vimos um impressionante mercado a ceu aberto, um mercado que parecia funcionar a 3 séculos!
Como o mercado de artezanias era um pouco longe, dei um trocado pro motora, ele nos levou ate o mercado de artezania.
Tivemos pouco tempo no mercado, mas o tempo suficiente para levar ótimas lembranças, principalmente artesanato em madeira!
Yamal, chegou na hora combinada, para nos levar até a Laguna de Apoyo, uma cratera alagada, do extinto (assim esperamos) Vulcão Apoyo. Chegamos e fomos direto nadar na cratera, uma experiência única, realizada pela primeira vez. Agradeço ao Aldemar de Alagoas, conhecido pelo grupo do ano passado por Arapiraca! Ele que descobriu a Laguna de Apoyo!
Almoço na montanha, com um belo visual da Laguna!

Voltamos para Granada, o Edgard, já nos esperava para fazer um

city tour caminhando. Levei o grupo a “minha” empresa, MP Travel!
Podemos conhece a historia, que por um selo de carta, o Canal que foi feito no Panamá, não foi feito na Nicarágua, onde seria muito mais fácil de fazer, gastando muito menos dinheiro!

Mais uma aula de natação inesquecível, com a luzes apagadas, somente as luzes da piscina ligada! Jantamos outra vez no hotel!

Oitavo dia – 9 de maio de 2013 – As 9h15, saímos do hotel, o destino era San Juan del Sur. Fizemos uma parada especial as margens do Lago da Nicarágua, o único do mundo com tubarões de agua doce, nesse nos não nadamos!!!!
Foi possível avistar a possivel avistar a Ilha de Ometepe, cujo nome deriva do Idioma Náhuatl – ōme ‘dois’ e tepētl ‘montanhas(s)’, já que a ilha é constituída em quase sua totalidade por dois cones de dois vulcões, o Concepção e Maderas.

Seguimos viagem. No ano passado eu tinha visto uma estatua de um cristo, no alto do morro em San Juan del Sur, esse ano, eu pretendia ir. A principio a agencia disse que nosso ônibus subiria!

O motorista disse que o ônibus não subiria, iniciamos uma caminhada que não seria fácil. Iniciamos a caminha, 30 metros depois, próximo a primeira curva, passa um caminhão, com carroceria aberta, o motorista me cumprimentou, como quem diz, querem subir, como ele demorou para fazer a curva, corri e perguntei se ele nos levaria ate o cristo, ele disse que levaria!!

Corremos todos, subimos no caminhão, resolvemos a frustração de Roatan! Terra, pás e ferros quentes com o calor do sol, não desencorajaram os viajantes! Com toda a felicidade de quem esta viajando na primeira classe de um avião, chegamos ao PÉ DO CRISTO, só o caminhão salva!

Uma bela vista de toda a região de San Juan del Sur, belas praias e penhascos!
Ficou mais ou menos combinado, que o caminhão nos levaria pra baixo, mas, como pra descer todo santo e o calçado ajuda! Fizemos nossa atividade física do dia!
Paramos para comer, em um dos muitos restaurantes na beira mar, após fazemos o pedido, alguns tomaram o primeiro banho no pacifico. Uma feros disputa de pegar jacaré, marcaram nosso banho de mar! Lagosta, camarão e outras iguarias, fizeram parte do cardápio.
Ultimo trecho dentro da Nicarágua, podemos ver o grande parque eólico, que já representa 20% da energia utilizada na Nicarágua.
Uma passagem pela fronteira muito tranquila, nessa hora o uniforme ajuda muito, muitos dos viajantes são obrigados a retirar todas as malas do ônibus e passar pelo raio X, nos não precisamos, só preenchemos os papeis e carimbamos os passaportes rumo ao quinto pais de nossa viagem! Uma pequena parada para um “xixi obrigatório” e um lanche rápido em terras Costarricenses. , chega ao hotel. O Hotel estava quase vazio, o jantar era em um local diferente ao habitual, quase perdemos a janta….

Nono dia 10 de maio de 2013 – Depois do nono dia, ainda sofro com o fuso horário. Acordei as 4h30, as 5 acordei o Valdineia e fomos pescar, valeu a experiência, mas um pequeno peixe galo foi o único resultado! Volei na piscina, alguns foram mergulhar, marcamos um passeio de barco, mas foi adiado pela chuva. A noite jogamos sinuca, aulas de dança e até bingo, com a conquista de duas garrafas de vinhos, pela Luciana e Maristela!
A noite fomos pegar o kit na recepção do Hotel.

Decimo dia11 de maio de 2013 – Dia da prova principal, os 7 km, individual e revezamento! Os nadadores de 7km individual foram de ônibus para a largada e os do revezamento vão de barco.
Luke, Katia, Wilson e Renato nadaram o 7 km e formamos  equipes do revezamento, a equipe Não Empurra que é Pior, chegou em 11º e a Turtuguitas Brasileña, curtiu cada minuto do trajeto!
Ótimos resultados, Luke em segundo, Renato, Katia e Wilson em Primeiro. Eu sempre levo camisetas para vender, desta vez foi diferente, porque a Airan e a Maristela, assumiram a lojinha, com o auxilio do Oscar e da Elisa. A lojinha foi um sucesso, venderam quase todas as camisetas!
A tarde fomos fazer um passeio de barco. Alguns mergulharam e puderam acompanhar uma tartaruga!
Após a janta, para nossa surpresa aparece uma “tentativa” de escola de Samba, para estar longe de casa, estava bem feita!
Décimo primeiro dia12 de maio de 2013 – Provas de 1500 e 3000 metros. Todos na praia, mais uma festa da natação. El Cruce Occidental, nome do evento, mas poderia se chamar, Travessia do Papagaio! Esse ano teve record de inscritos, 500 atletas nas 4 provas! No momento do resultado, uma surpresa, apareceu o Assis de 67 anos em segundo no geral do 3000 metros! Posteriormente ele aparece como desclassificado. Resolvido o mau entendido, o Assis, foi o segundo lugar da categoria 60 mais na prova de 1500 metros!
No local da lojinha, colocamos uma bandeira da Costa Rica e outra do Brasil, muitos vieram para fotografar. Durante a premiação, levamos as bandeira para o pódium e foi sucesso outra vez!
Fim de nossa agradável na Bahia de Culebra, ou Golfo do Papagaio. Perto das 14h saímos para San José. Fizemos uma parada para um lanche, que por sinal estava muito bom! Nossa parada para ver os gigantesco crocodilos, o tempo foi curto, para a viagem, chegamos a noite, mesmo assim podemos ver o crocodilos de até 4 metros! O premio de mil dólares para quem atravessar o Rio Tárcoles nadando, continua a disposição. Um de nossos viajantes achou que seria possível, até ver os crocodilos!!!!

Decimo primeiro dia
13 de maio de 2013 – Ultimo café em Terras Ticas, nosso hotel de confiança em San José! Combinei com todos, perguntarmos juntos ao Assis, se ele tinha dormido bem, a reposta foi: – NÃO SEI, ESTAVA DORMIDO!!!!
Uma breve passada pelo centro de San José, uma parada para recuperar troféus esquecidos no ano passado, não é seu Henrik¿!
Seguimos viagem para o Vulcão Poas. A cratera estava totalmente fechada de nuvens e neblina, não foi possível avistar nem a cratera e nem a Laguna Botos.
Será que, ou nada ou ver a cratera¿ Quem nadou na cratera do Vulcão Apoyo, não viu a cratera do Vulcão Poas, infelizmente só a min, foi concedida essa honraria!
Descemos a estrada do Vulcão com a alegria de quem volta com a mochila cheia de conhecimento, imagens, amigos e muitas emoções!
Ultima parada, Restaurante Fredo Fresas, Fredo de Alfredo e Fresa de morango. Uma comidinha caseira, e suco de morango delicioso!
Um prato igual para todos, o casado, ou “casao”, pronuncia sem a letra D. Podemos escolher, franco, carne, ou peixe!
Fizemos a despedida da viagem, choradeira, não! Pouca! Rio de lagrimas desceram pela estrada do Vulcão!
Aeroporto de San Jose, ultimo “despegue” em terras Centro Americanas!
Parada para conexão no aeroporto de Lima, cuidado, se você comer Ceviche, pode perder o avião!

Chegada – 14 de maio de 2013 – Chegada tranquila em São Paulo, mais algumas lagrimas derramada e a despedida de um grupo que tentará se encontrar em algum lugar o mais breve possível, Brasília, São Francisco do Sul, Fortaleza, São Paulo ou na Turquia!

Antes de procurar erros de português, faça seu passaporte!

DA FANTASIA AO INFINITO, NOS VEMOS NAS PRAIAS DO MUNDO!

Lista dos viajantes que embarcaram!

1 – Assis – Fortaleza – CE

Luke – São Bento do Sul – SC
21 – Luciana – São Bento do Sul – SC
22 – Valdinei – Florianópolis – SC

10 opiniões sobre “Maio 2013 – Colombia, El Salvador, Caribe (Honduras), Nicarágua, Costa Rica (13ª Viagem)”

1. Daniel Benchimol, gostaria de participar, tenho 61 anos, fá fiz 30 travessias no Rio de Janeiro, sou médico e treino com o Professor Luiz Lima. Posso paricipar de todas as provas e fazer mergulho de garrafa que tenho carteira que me permite duas descidas. Passaporte e visto para EUA OK. Sem vacina ainda.

1. Entao corre atras da vacina, por que no lado esquerdo dessa praia que tais vendo tem dois naufragios, show de bola…eu não vi, pretendo ver, mais quem viu achou show…
      Tem um pequeno trapiche, onde tem um cabo que vai direito ao avião e a embarcação naufragados, ok…Abçs e boa viagem…

2. Marcos, conforme conversamos em Bombinhas, pode incluir meu nome na lista de interessados. Estou buscando conseguir a grana necessária. Talvez uma amiga me acompanhe.
    Maria Teresa – Brasília – DF

1. Confirmado. Gostaria de saber o periodo certo. Grato Daniel

Em 4 de novembro de 2012 22:19, TRAVESSIAS Blog escreveu:

> ** > Maria Teresa Ferlini Machado comentou: “Marcos, conforme conversamos em > Bombinhas, pode incluir meu nome na lista de interessados. Estou buscando > conseguir a grana necessria. Talvez uma amiga me acompanhe. Maria Teresa – > Braslia – DF” >

3. Lendo o diário vem as lembranças…somente ótimas, nada de ruim….nem o DR que rolou no finalzinho da viagem conseguiu atrapalhar! Até foi bom, a reconciliação depois sempre revigora…eheheheeh
    …as lágrimas foram muitas no fim… e agora lendo o diário, elas rolaram novamente!!!
    Acho que antes eu não acreditava tanto….agora ACREDITO!!! A Turquia já tá sendo visualizada…